A “educação comparada” não possui uma definição do
que se trata precisamente, porém, existem algumas tendências que explicitam
seus fins. Dentre essas, vale ressaltar três escolas: a) escola “filosófica” de
Kandel, que tem como “finalidade estudar problemas
pedagógicos comuns a vários povos” e posteriormente “analisar as causas de sua
origem e direção, verificando as razões mais profundas de tudo isso.” (2004, p.
63) Ou seja, a finalidade da educação comparada é identificar diferenças nas
causas que produzem diferentes sistemas educativos. b) escola “idealista” de
Hans, que consiste em estudar analiticamente três grupos de fatores de ordem
natural, religiosa e de cunho ideológico com um olhar histórico. c) e por fim a
escola “sociológica” de Lauwerys, da qual “consiste no reconhecimento expresso
de fatores de natureza social.” (2004, p. 64), concerne em analisar e
interpretar práticas e políticas da Educação nos mais diferentes paises e
culturas.
LOURENÇO FILHO, M. B - Educação Comparada - 3. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2004.
LOURENÇO FILHO, M. B - Educação Comparada - 3. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2004.
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