terça-feira, 16 de setembro de 2014

Principais tendências da Educação Comparada


A “educação comparada” não possui uma definição do que se trata precisamente, porém, existem algumas tendências que explicitam seus fins. Dentre essas, vale ressaltar três escolas: a) escola “filosófica” de Kandel, que tem como “finalidade estudar problemas pedagógicos comuns a vários povos” e posteriormente “analisar as causas de sua origem e direção, verificando as razões mais profundas de tudo isso.” (2004, p. 63) Ou seja, a finalidade da educação comparada é identificar diferenças nas causas que produzem diferentes sistemas educativos. b) escola “idealista” de Hans, que consiste em estudar analiticamente três grupos de fatores de ordem natural, religiosa e de cunho ideológico com um olhar histórico. c) e por fim a escola “sociológica” de Lauwerys, da qual “consiste no reconhecimento expresso de fatores de natureza social.” (2004, p. 64), concerne em analisar e interpretar práticas e políticas da Educação nos mais diferentes paises e culturas.  

LOURENÇO FILHO, M. B - Educação Comparada - 3. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2004.

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