sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Perspectivas determinadas do método da educação comparada

A comparação é o principal método da Educação Comparada, LOURENÇO FILHO salienta que antes de explicitar as técnicas de pesquisas, é necessário deixar claro as definições dos processos de lógica, uma vez que esses justificam a ordem e articulação dos tipos de investigação. O (2004, p. 59 – 60).

“Em outros termos, teremos de supor não só as técnicas de pesquisa, mas,antes disso, para que elas apresentem perfeito sentido, um corpo de princípios lógicos que orientem o trabalho, definindo o campo ou escala da observação, a natureza dos conceitos e hipóteses, ou o estabelecimento, enfim, de uma perspectiva determinada.” (2004. P. 60)

                LOURENÇO FILHO destaca três perspectivas, são essas: a histórica, sociocultural e a de rendimento.
a)      HISTÓRICA: “As realidades educacionais estendem-se no tempo, nutrindo-se dos mesmos fatores que determinam as grandes expressões da vida coletiva, por sua dinâmica. A uma parte dessa dinâmica é que se costuma dar o nome de processo educacional. Indiferenciado, a princípio, esse processo acaba por projetar-se na vida institucional de cada povo, passando a ser definido em prescrições dos costumes e das leis.” (2004, p. 60)

b)  SOCIOCULTURAL: “A segunda perspectiva considera essa projeção, na forma dos sistemas nacionais de ensino como ponto de partida, para descrevê-los em seus elementos e compará-los entre si, analisando-lhes os fatores de várias ordens, em função dos quais esses sistemas surgem e se desenvolvem. É, obviamente, essa perspectiva comparativa que fundamenta e estrutura a metodologia da Educação Comparada. Seus pressupostos fundamentais, como logo no início deste volume indicamos, são dois: um que admite como passível de estudo objetivo aquela projeção do processo educacional no plano das instituições político-sociais de cada país; e outro que admite uma ação de retorno do trabalho educativo intencional, apurado em objetivos e procedimentos que aos serviços do ensino assegurem continuidade e eficiência”

c)      RENDIMENTO: “consiste no estudo das condições particulares dessa eficiência, é utilizada no estudo da Organização e Administração Escolar.”


Ou seja, leva-se em conta procedimentos de outras áreas como a filosofia, as ciências sociais e a história. 

LOURENÇO FILHO, M. B - Educação Comparada - 3. ed. - Brasília: MEC/Inep. 2004

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