A
comparação é o principal método da Educação Comparada, LOURENÇO FILHO salienta
que antes de explicitar as técnicas de pesquisas, é necessário deixar claro as definições
dos processos de lógica, uma vez que esses justificam a ordem e articulação dos
tipos de investigação. O (2004, p. 59 – 60).
“Em
outros termos, teremos de supor não só as técnicas de pesquisa, mas,antes
disso, para que elas apresentem perfeito sentido, um corpo de princípios
lógicos que orientem o trabalho, definindo o campo ou escala da observação, a
natureza dos conceitos e hipóteses, ou o estabelecimento, enfim, de uma
perspectiva determinada.” (2004. P. 60)
LOURENÇO FILHO
destaca três perspectivas, são essas: a histórica, sociocultural e a de
rendimento.
a) HISTÓRICA:
“As
realidades educacionais estendem-se no tempo, nutrindo-se dos mesmos fatores
que determinam as grandes expressões da vida coletiva, por sua dinâmica. A uma
parte dessa dinâmica é que se costuma dar o nome de processo educacional.
Indiferenciado, a princípio, esse processo acaba por projetar-se na vida institucional
de cada povo, passando a ser definido em prescrições dos costumes e das leis.”
(2004, p. 60)
b) SOCIOCULTURAL:
“A
segunda perspectiva considera essa projeção, na forma dos sistemas nacionais de
ensino como ponto de partida, para descrevê-los em seus elementos e compará-los
entre si, analisando-lhes os fatores de várias ordens, em função dos quais esses
sistemas surgem e se desenvolvem. É, obviamente, essa perspectiva comparativa que
fundamenta e estrutura a metodologia da Educação Comparada. Seus pressupostos fundamentais,
como logo no início deste volume indicamos, são dois: um que admite como
passível de estudo objetivo aquela projeção do processo educacional no plano
das instituições político-sociais de cada país; e outro que admite uma ação de
retorno do trabalho educativo intencional, apurado em objetivos e procedimentos
que aos serviços do ensino assegurem continuidade e eficiência”
c) RENDIMENTO:
“consiste
no estudo das condições particulares dessa eficiência, é utilizada no estudo da
Organização e Administração Escolar.”
Ou
seja, leva-se em conta procedimentos de outras áreas como a filosofia, as
ciências sociais e a história.
LOURENÇO FILHO, M. B - Educação Comparada - 3. ed. - Brasília: MEC/Inep. 2004
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